domingo, 25 de novembro de 2012

Fatum Ensemble: espectáculos


México, cidade de Veracruz
Sala Dagoberto Guillaumin
16,17,18 e 19 de Janeiro de 2013


A eleição da Universidade de Veracruz como instituição de acolhimento, é uma aposta deste grupo para a criação de parcerias com instituições/públicos que manifestem interesse, não só musical, mas também cultural, antropológico e etnográfico, pela música portuguesa, mais concretamente pelo Fado, promovendo o aprofundamento de relações culturais com o México e o intercâmbio de conhecimento científico. Esta instituição de ensino superior tem demonstrado ao longo da sua existência uma forte componente Humanísta e uma clara aposta na promoção, criação, divulgação e intercâmbio artístico.

Participação especial de:

Micaela Vaz
O seu percurso pessoal e profissional foi fortemente influenciado pelo seu irmão Rui Vaz, compositor e produtor musical e pelo seu prematuro desaparecimento. Este caminho levou-a ás noites de fado e em 2007 aos palcos, como cantora profissional.
Tem sido convidada a fazer parte de diversos projectos, por artistas como Rui Oliveira, Helder Moutinho, Joaquim Teles (Quiné) destacando-se o Encontro Ibérico (fado, flamenco e música tradicional portuguesa), Fados a Preto e Branco, Com que voz, DaCorDaMadeira e Cancionário, nome do espectáculo e disco do guitarrista Ricardo Parreira, com quem gravou o seu 2º álbum.
Em 2010 estreou o seu espectáculo a solo na Casa da Música, no Porto.
Em 2011 passa a integrar a banda de fusão entre fado, música tradicional portuguesa e nórdica - Stockholm Lisboa Project, com quem gravou o seu 3º álbum Aurora.
Também em 2011 é convidada pelo guitarrista Fernando Alvim a participar no seu disco Fados e Canções do Alvim.
Tem actuado em diversos países como Espanha, Alemanha, Bélgica, Suécia, EUA e Coreia do Sul.

Ana Barros
Licenciada em Canto pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, Ana Barros frequentou as classes dos professores Rui Taveira e Fernanda Correia. Foi membro do elenco do Estúdio de Ópera da Casa da Música na cidade do Porto onde trabalhou com o Professor Peter Harrison e Lorna Marshall e com o qual obteve um pós graduação sob a responsabilidade conjunta dos Conservatórios de Haia e Amesterdão. Complementou a sua formação em Madrid com o tenor Manuel Cid. Com o mesmo objectivo, trabalhou também com Marc Tardue e gabriella Morigi.
Tem cantado em inumeras salas de espectáculos (Casa da Música, Gulbenkian, entre outras) em produções de Ópera, nas quais foi dirigida por importantes maestros da actualidade (Rui Messena, Osvaldo Ferreira, Richard Gwilt, Martin André, William Lacey, Roberto Manfredini, Christoph König, João paulo Santos, Francesco La Vecchia, Ferreira Lobo, Giovanni Andreoli, Marc Tardue, entre outros).
Em 2005 fez a estreia mundial da obra Cicuta, uma encomenda da Casa da Música do Porto, com música de António Chagas Rosa e poemas de Maria Teresa Horta, que gravou em CD com o pianista António Oliveira.
A projecção do seu nome no panorâma musical tem-lhe valido a participação em inumeros projectos trabalhando com as pianistas Isabel Sá, Bruno Belthoise e Christina Margotto e com o Guitarrista Augusto Pacheco.
É docente na Academia de Músic




a de Vilar de Paraíso, na Academia de Música de Espinho e na Escola Profissional de Música de Espinho.



Apoio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário